quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Os Zulus

Localização 

Os zulus são povos que vivem na África,mais especificamente na região da África do Sul,Lesoto,Suazilândia,Zimbábue e Moçambique Atualmente os zulus, tem expansão e poder políticos restritos,mas no passado, foi uma nação guerreira que resistiu ao máximo à invasão Imperialista Britânica e Bôere no século XIX.

A população de zulus na África do Sul foi estimada em 8.778.000 em 1995, correspondendo a 22.4% da população total do país ("The Economist"). Nos restantes países, o número de zulus era estimado em cerca de 400 mil. 

Atualmente os zulus, tem expansão e poder políticos restritos,mas no passado, foi uma nação guerreira que resistiu ao máximo à invasão Imperialista Britânica e Bôere no século XIX.


                                                          
Estátua em homenagem a Shaka

História

Os zulus eram originalmente um clã onde atualmente é o norte do kwaZulu-Natal. Foi fundada por Zulu kaNtombhela. 

Em 1816, os zulus se fortaleceram e formaram um poderoso estado sob liderança de Shaka.Em 1878, os britânicos entregaram um ultimato aos onze chefes representados por Setshwayo. Os termos incluíam a rendição de seu exército e aceitar a autoridade britânica. Cetshwayo recusou e a guerra se iniciou em 1879. Os zulus ganharam, em 22 de janeiro, a batalha de Isandlwana. A virada dos britânicos veio com a batalha em Rorke's Drift,e sua vitória veio com a batalha de Ulundy em 4 de Julho.

                            
Batalha de Ulundy

Modos de Vida:

A língua oficial da nação Zulu é a IsiZulu. 

Eles moram em cabanas, feitas de palhas de árvores próprias das florestas tropicais e em forma circular, sem janelas e facilmente desmontáveis.

As virgens andam de peito nu, coberto apenas com colares de miçangas. As comprometidas usam top de miçanga. As casadas têm um top maior - de miçanga ou tecido -, saia até o joelho e, sempre, chapéu.

Elas usam também um avental feito de miçangas, que fica sob um cobertor que as mulheres utilizam, cruzado na frente do corpo, sem mais nada por baixo, além dos braceletes grossos, também cobertos de miçanga, no pescoço, nos braços e nas pernas. 



Costumes e alimentação...

Os zulus possuem a tradição de diferentes pessoas comerem no mesmo prato. É um sinal de amizade e de conformidade com o costume da partilha e da reciprocidade.

As mulheres cultivam a terra e trabalham muito, fazendo cerveja, artesanato, comida... As crianças geralmente são pastores.

Antes do casamento, os casais se comunicam apenas através de um colar de miçanga chamado "Lover Letter". Cada desenho e cor usada no colar indicam uma mensagem. Os zulus não têm o hábito de se beijar.

Vestimenta

Nas aldeias, o povo mantém suas vestimentas típicas, geralmente feitas de peles de cabra ou vaca, que, depois de trabalhadas, ficam finas como telas. 

As virgens andam de peito nu, coberto apenas com colares de miçangas. As comprometidas usam top de miçanga. As casadas têm um top maior - de miçanga ou tecido -, saia até o joelho e, sempre, chapéu.
                                                      

Elas usam também um avental feito de miçangas, que fica sob um cobertor que as mulheres utilizam, cruzado na frente do corpo, sem mais nada por baixo, além dos braceletes grossos, também cobertos de miçanga, no pescoço, nos braços e nas pernas. 

As meninas usam somente contas, que normalmente são muito reveladoras. As pérolas têm significados diferentes. Algumas simbolizam o amor, enquanto outras dão avisos. As mulheres mais velhas usam um "isicholo", vestimenta que cobre todo o corpo.

Filosofia do Povos Zulus

Os homens vivem para a caça e para a guerra. O chefe zulu utiliza pele de leopardo, considerada um privilégio, já que eles não podem se casar para cuidar mais atentamente de suas tribos. 

As mulheres cultivam a terra e trabalham muito, fazendo cerveja, artesanato, comida... As crianças geralmente são pastores.

                                               

Arte

Eles confeccionam o colorido artesanato desenvolvido desde seus antepassados, que os tornaram mestres na arte de escrever pequenas mensagens com miçangas. Para eles, os trabalhos feitos com miçanga têm o poder de "falar".

Cada cor possui um significado especial. Na linguagem das miçangas, o branco representa amor, vermelho é inspiração e a cor amarela significa saudade. 


Religião

Os Zulus diziam que Cristianismo era religião de homem branco. Eles não aceitam o Evangelho facilmente. A maioria deles está com a cabeça cheia de política; hoje em dia, muitos estão influenciados pelo comunismo.

Os Zulus não tinham uma religião específica. Eles acreditavam em Deuses.


                                  


Jogo feito pelos Zulus

Na África do Sul a melhor das tribos era a dos Zulus. Todos os seus homens eram bons guerreiros e bons exploradores, porque tinham aprendido, quando meninos, a técnica da exploração e do escotismo.

Quando um rapaz tinha idade suficiente para passar a guerreiro, era despojado das roupas e, todo o seu corpo, pintado de branco, davam-lhe a seguir um escudo para se proteger e uma azagaia ou pequena lança para matar animais ou inimigos. Soltavam-no então dentro do mato. Quem o visse, ainda enquanto estivesse pintado de branco, deveria caça-lo e mata-lo. E esta tinta branca levava cerca de 1 mês para desaparecer. Por isso o rapaz era obrigado a ficar no mato durante um mês viver da melhor forma que pudesse.

Durante um mês era está a sua vida, tanto sob um calor ardente quanto sob chuva ou frio. Quando finalmente a pintura branca desaparecia, ele podia regressar à sua aldeia. Era recebido então com grande alegria e permitia-se que tomasse seu lugar entre os jovens guerreiros da tribo.

Brincadeira ingressada no escotismo

Para se brincar juntamos a tropa toda, os monitores vão ser os guerreiros (não necessariamente se pintam), a brincadeira pode ser feita a noite em acampamentos. Os componentes das patrulhas tem que encontrar o monitor da mesma, não o deixando encostar no local determinado pelo chefe onde seria o seu “abrigo” pois se encostar lá ele estará salvo. Porem os monitores podem decidir se vão ou não direto ao seu “abrigo”, podendo fazer uma hora com os componentes da sua patrulha.


Bibliografia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Zulus

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Obg me ajudou muito muito não achava em lugar nenhum eu só precisava de uma CONCLUSÃO disso tudo

    ResponderExcluir
  3. Deuses não, eles são monoteistas e acreditam em espiritos subordinados ou seja anjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso fazer uma pesquisa aprofundada sobre esse povo você poderia me ajudar? Meu telefone é 61983378615

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei vou ganha ponto graças a vcs

    ResponderExcluir
  6. Pfvr me ajuda preciso disso pra amanhã me chama no whatsapp Por favor 51995819269

    ResponderExcluir
  7. COMO E A RELAÇAO COM O TEMPO PARA OS ZULUS

    ResponderExcluir