quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Os Etíopes

Os etíopes

País Africano onde vive os etíopes

A Etiópia, oficialmente República Democrática Federal da Etiópia é um país encravado no Chifre da África, um dos países mais antigos do mundo. É a segunda nação mais populosa da África e a décima maior em área.

Origem do povo etíope

Os primeiros habitantes do território etíope pertenciam a variadas etnias entre as quais predominavam os semitas árabes. A herança de Salomão, que a História comprova por meio de numeroso documentos, (como escrituras sagradas judaico-cristãs, apócrifas e canônicas) evidencia-se na forte presença de elementos da cultura judaica que a Bíblia Africana, o Kebra Negast (Glória dos Reis) explica como resultado de uma viagem empreendida por Menelik I à Israel, justamente para conhecer seu pai, Salomão, e ele com aprender a Ciência Política e os princípios da sabedoria e da religião.

Dezenas de povos diferentes tornaram a Etiópia conhecida como "Museu de Povos".  Os abissínios, chamados "Amhara", são uma mistura de árabes, negros, hamitas e judeus. Há várias outras etnias como Habashats (gente de rosto queimado), Gallas (pele acobreada), Somalis e Bantos, em um universo que reúne mais de 70 grupos étnicos falando cerca de 100 línguas. Todos estes povos têm sua origem histórica situada na Antiguidade, em terras do Oriente e Oriente Médio, incluindo Egito, parte da Fenícia (atual Israel), Palestina, Irã (antiga Pérsia) além de vastas regiões na Ásia e na África.

Os hamitas, inicialmente estabelecidos no Egito, eram semitas-negróides. Semitas são aquela família da raça humana que os antropólogos identificam como pessoas morenas, em vários tons de pele, com olhos e cabelos pretos ou castanhos. Negróide é a denominação genérica para a diversidade de tipos humanos que coexistem na África. Os negróides do norte-oriental do continente, onde se localizam países como Etiópia e Marrocos, são negros esguios, não raro altos, morenos caracteristicamente escuros em graus que vão do negro intenso ao cobre-dourado.

Localização






Contingente Populacional

Seu contingente populacional é de cerca de 76 milhões de habitantes, 17% dos quais vivendo em áreas urbanas.

Costumes dos Etíopes

A cerimônia do café envolve beber um mínimo de três xícaras de café e comendo pipocas. É uma honra especial, um sinal de respeito ser convidado para a casa de alguém para a cerimônia do café.

Quando você vai à igreja, as mulheres cobrem os cabelos e as extremidades superiores do xale sobre os ombros de pé que mostra uma cruz (meskelya) com fios brilhantes na borda.

Nos funerais, o xale é usado com fios de brilhantes na parte inferior (madegdeg).

Religião dos Etíopes

As principais religiões na Etiópia são Cristianismo, Islamismo, Judaísmo e Paganismo. A Etiópia é um país predominantemente cristão e da maioria dos cristãos são cristãos ortodoxos Tewahedo, que pertencem à Igreja Ortodoxa Tewahido da Etiópia. Há uma minoria de cristãos que são católicos ou protestantes. A Igreja Ortodoxa Tewahido da Etiópia é chefiada por um patriarca e está relacionado com a comunhão da Igreja Ortodoxa Copta, o armênio Igreja Ortodoxa, a Igreja Ortodoxa Síria e Malankara Igreja Ortodoxa da Índia.

Vestimentas dos Etíopes

A vestimenta tradicional das mulheres na Etiópia é feita a partir de um tecido chamado shemma e é usada para fazer qemis Habesha: é, basicamente, o tecido de algodão, cerca de 90 polegadas de largura, tecido em tiras longas que são então cosidas em conjunto. Às vezes, fios brilhantes são tecidos no tecido para dar um efeito elegante. Demora cerca de duas a três semanas para fazer um vestido.

Os homens usam calças e uma camisa até o joelho com colarinho branco, e talvez um suéter. Os homens muitas vezes usam meias até o joelho, enquanto as mulheres não usam meias. Tanto homens como mulheres usam xales. Shawls são utilizados num estilo diferente para diferentes ocasiões. Quando você vai à igreja, as mulheres cobrem os cabelos e as extremidades superiores do xale sobre os ombros de pé que mostra uma cruz (meskelya) com fios brilhantes na borda. Nos funerais, o xale é usado com fios de brilhantes na parte inferior (madegdeg). Os vestidos das mulheres são chamados qemis Habesha. Os vestidos são geralmente de cor branca. As pulseiras e colares de prata ou ouro são colocadas nos braços e pés como complemento. Hoje tornou-se moda nas cidades de uma variedade de vestidos de grife combinam tecido tradicional com um estilo moderno. Muitas vezes, a cabeça da mulher é coberto com shash, um pano que é amarrado no pescoço.


Arte

Arquitetura e Escultura:

Os exemplos mais importantes da arquitetura e escultura etíope são as igrejas escavadas na rocha de Lalibela e obelisco de Axum. Há muitos outros exemplos de arquitetura civil e religiosa em pedra e materiais perecíveis.

Pintura

O interior de edifícios religiosos é geralmente decorado com pinturas de influência bizantina. As mais antigas pinturas cristãs são preservados manuscritos iluminados do século VII; contatos entre o reino de Aksum e no Oriente Médio são perceptíveis estilisticamente. O isolamento do resto do mundo cristão era uma especificidade visível entre os séculos XII e XV séculos, quando se desenvolveu o estilo etíope genuíno. A primeira escola original da pintura apareceu por volta de 1400, a ilustração de manuscritos, principalmente.  

Curiosidades

Vídeo sobre comidas típicas e outros produtos da Etiópia:

https://www.youtube.com/watch?v=t54vEuCj6Tg

Vídeo dobre os costumes cultura e modo de vida nas tribos da Etiópia, trabalhando três tribos em especial, os Ramá, ao Caro e os Surma.


Referencias bibliográficas
 http://wikitravel.org/pt/Eti%C3%B3pia
http://www.brasilglobalnet.gov.br/ARQUIVOS/Publicacoes/ComoExportar/GuiasNegocioAfrica/GNEtiopia.pdf
http://es.wikipedia.org/wiki/Arte_et%C3%ADope
http://es.wikipedia.org/wiki/Cultura_de_Etiop%C3%ADa
https://www.google.com.br/search?q=localiza%C3%A7ao+da+eti%C3%B3pia&espv=2&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=_g_9U_6XBMrR8AG4moGYDg&ved=0CAYQ_AUoAQ&biw=1366&bih=667#facrc=_&imgdii=_&imgrc=AYEm4iUn_Ov_rM%253A%3B4AM_mgrB7jc6bM%3Bhttp%253A%252F%252F1.bp.blogspot.com%252F-9ry2WtovAHo%252FUyb4E8rjAwI%252FAAAAAAAACFo%252FRfKY3pXpji8%252Fs1600%252Fmapa-etiopia.gif%3Bhttp%253A%252F%252Fmenrvatemplodosaber.blogspot.com%252F2014%252F03%252Fafrica-curiosidades.html%3B340%3B300

http://www.surforeggae.com.br/rascultura_etiopia.asp?cat=31 

4 comentários: