quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Os shonas


Quem são? 

Shona ou Xona são um grupo de povos de línguas bantas que habitam o Zimbábue, a norte do rio Lundi, e no sul de Moçambique. 

                 

O termo Shona : termo Shona foi criado por volta de 1920, significa abetshona "os de lá" foi popularmente utilizado durante os tempos coloniais. Foi introduzido para identificar alguns grupos de pessoas que anteriormente se chamavam de Karanga. 


História 

Os antepassados dos Shonas estabeleceram no Zimbabwe e sul de Moçambique no primeiro milênio antes de Cristo 

Embora os Shonas fossem organizados, na maioria das vezes, em pequenas chefias independentes, de tempo ao tempo durante o curso da sua história, os conglomerados de chefias foram unidos em estados maiores. Controle do comércio de ouro e marfim com os árabes e Portugueses no litoral constituía um motivo e tanto um suporte para os governantes políticos para expandir as suas esferas de influência. A partir do século XII, técnicas de muros de pedra seca foram desenvolvidas pelos Karangas no sul, que, com a formação dos grandes Estados, construíram uma série de edifícios de pedra de grandes dimensões. Na verdade, até hoje não se ouve falar muito da origem dos Shonas, pois acredita-se que eles sejam a formação dos povos de Zimbabwe. 

O Shonas eram tradicionalmente agricultores que cultivam feijão, amendoim, milho, abóboras, e batata doce. 

                             

A partir do século XIX, os Shonas migraram para trabalhar nas minas da África do Sul. Após a ocupação colonial da Rodésia do Sul, o emprego tornou-se disponível no país, em fazendas e minas, em especial nas cidades de crescimento industrial. Alguns grupos foram transferidos de suas terras para abrir caminho para que elas fossem cultivadas por colonos.

A educação foi introduzida por diferentes grupos de missionários, que também estabeleceram hospitais e diversas formas de treinamento técnico, incluindo a formação em agricultura melhorada. Estes serviços foram posteriormente retomados e ampliados pelo governo. 

População total: 14000000 

Regiões com população significativa: Zimbábue, Moçambique 

Esses estados incluem o estado do Grande Zimbabué (século 12 à 16), O Estado Torwa Munhumutapa, bem como o estado Rozvi que sucedeu ao Estado Torwa e no século 19 o estado Mutapa.

Os Karangas do Estado Mutapa entraram uma série de guerras civis que depois do século 16, geraram o seu declínio e posterior dominação para os Portugueses.

    

Os reinos foram destruídos por novos grupos que se deslocam para o planalto. Os Ndebele destruiram o estado Rozvi na década de 1830 e os Portugueses o Estado Mutapa. Em Moçambique, o governo colonial Português lutou com o que restou do estado Mutapa até 1902. Os Karangas foram renomeados Shona com o maior grupo no sul restante com o nome. 


Línguas :Shona, inglês, português 

Religiões: Cristianismo 

Os Shonas acreditam em dois tipos de espíritos - espíritos ShaveVadzimu e os espíritos que são considerados espíritos ancestrais. Também acreditam em espíritos bons e maus, os maus espíritos têm a ver com bruxaria, enquanto o bom humor pode inspirar talentos individuais, juntamente com a cura, a música ou a habilidade artística. Eles usam feitiçaria e danças tradicionais para chamar os espíritos de seus antepassados. 

   

Música
 
                   

Arte: Foram notáveis por suas peças de ferro, cerâmica e música, dentre os quais podem ser destacados os zezuru, karanga, manyika, tonga-korekore e ndau. 

Nas esculturas os Shonas expressam as relações fundamentais entre as duas forças motrizes da vida Shona, sendo este o mundo visível físico e o mundo espiritual invisível que existe em várias culturas. Os escultores acreditam que cada pedra contém uma essência espiritual que influencia a forma como a pedra vai ser moldada e transformada em escultura. 

  
                        

As esculturas de pedra produzidas por esses artistas mostram grande individualidade de forma e conteúdo. A arte é extremamente sedutora e bela, com cada pedra contendo cores ricas e texturas que convidam a explorar e tocar visualmente, emocionalmente, fisicamente e intelectualmente. 

Roupas



Nenhum comentário:

Postar um comentário